HISTÓRICO / HISTORY

As Jornadas de Análise do Discurso (JADIS) têm como objetivo constituir-se como um fórum de discussão internacional e interdisciplinar situado na interseção de diferentes metodologias e abordagens no âmbito dos Estudos do Discurso.

Trata-se de um evento organizado pelo Grupo de Investigação Texto e Discurso do Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) e pela Faculdade de Letras de Universidade do Porto (FLUP) em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH), sendo uma iniciativa que pretende, por um lado, concretizar o Projeto de Investigação do CLUP, na medida em que permite dar publicamente conta do trabalho realizado pelos elementos do Grupo TEXTDISC; por outro lado, permite reforçar os laços de investigação entre os vários Centros e Faculdades do país com investigadores na área da Análise do Discurso, posicionando o evento como um momento em que os seus membros se encontram com regularidade e discutem o andamento das suas pesquisas. Pretende também ser uma oportunidade de reforçar a colaboração com Universidades e Centros de investigação internacionais. Sendo as Jornadas uma das faces visíveis do projeto I&D U.Porto – USP (projeto “63IT41G0 Agreement of International Cooperation I&D USP/U.Porto.”), elas são também uma forma de assegurar visibilidade para a investigação da equipa e tornar o projeto num projeto agregador de interesse internacional.

As Jadis destinam-se a um público heterogéneo que inclui os estudantes dos vários ciclos de graduação, os professores e os investigadores da área da Linguística e das Ciências da Linguagem da FLUP e da UP; os estudantes, os professores e os investigadores de outras Universidades e Centros de investigação da mesma área de dentro e de fora do país; os professores do ensino secundário.

The Annual International Conference of Discourse Analysis - JADIS – seeks to function as a forum of international, interdisciplinary discussion at the intersection of different methodologies and approaches in Discourse Studies.

It is an event organized by the Research Group Text/Discourse of CLUP – Centro de Linguística da Universidade do Porto - and FLUP - Faculdade de Letras de Universidade do Porto - in partnership with FFLCH USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

It is a scientific event where researchers of the area of Discourse Studies meet regularly to discuss the ongoing debates on the area and to share their findings in the field. It is also an opportunity to strengthen collaboration with other universities and research centers. The Conference is one of the visible faces of the project I&D U.Porto – USP (project “63IT41G0 Agreement of International Cooperation I&D USP/U.Porto.”).

The Conference is aimed at a mixed audience including students from graduate and postgraduate studies, teachers and researchers of Linguistics and Language Sciences from UP, USP and other Universities and Research Institutes both in Portugal and abroad.